segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

sábado, 12 de fevereiro de 2011

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

campos de esperança


José António Letras Miranda

Tarde de Poesia Popular, em Borba


Decorreu na tarde de 5 de Fevereiro (curiosamente a data de nascimento do nosso poeta romântico Almeida Garrett) no Palácio dos Mellos, na hospitaleira e jovem cidade de Borba, a cerimónia de Apresentação do livro de poesia “camposdeesperança “ do poeta popular José Miranda, também ele um borbense, de nascimento.
Deveu-se esta iniciativa ao Centro de Cultura e Desporto da Freguesia Matriz que também editou a Obra, tendo contado com o apoio da Autarquia e da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, que se fizeram representar pelos Srs. Vereador da Cultura e pelo respectivo Presidente.
Muitos foram os amigos que, com a sua presença, desejaram homenagear o poeta com a alegria da sua presença e o calor do seu convívio.
O Sr. Presidente do Centro de Cultura e Desporto deu as Boas-Vindas, agradecendo a presença de todos e saudando vivamente o Poeta, dizendo que em tão boa hora, abraçara a iniciativa de editar tão belo livro.
Festivas também foram as palavras do Vereador da Cultura, que mostrou o seu contentamento por se poder ter associado a esta iniciativa, saudando também ele o Poeta com palavras de admiração e carinho, declarando que o livro iria para as Escolas pois que seria bom que todos os alunos pudessem desfrutar da raiz popular dos seus poemas. Também foram de alegria as palavras do Presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos, que confidenciou a sua admiração pelo Homem, disponibilizando os serviços da sua Junta para todas as iniciativas de Cultura Popular. “Contassem com eles!”
Seguiu-se a Apresentação do Livro feita por um seu amigo e admirador – João Tavares – que o resumiu por duas palavras: este é um livro de Amor e Esperança, e as palavras do Poeta um desafio – só o Amor fará os impossíveis, só a Esperança semeará a Terra do Futuro.
A pedido do apresentador do livro foram lidos três poemas para melhor ilustrarem as palavras ditas, e que foram lidos por uma neta do autor e por dois dos seus amigos, com brilho e emoção, havendo recebido o aplauso vibrante e a calorosa simpatia de todos.
Agradeceu, emocionado, o Poeta, não só a presença de amigos, mas também os esforços e as boas-vontades de todos os que lhe possibilitaram uma tão viva alegria, para aquecer os invernos dos seus dias.
Para encerrar e abrilhantar tão bela tarde de convívio, a convite do Poeta, cantaram os Fadistas, também eles borbenses, José Luís Geadas e João Ficalho, dois alentejos inteiros, que, com a sua Nobre Arte e talento, emocionaram e encantaram, acompanhados pelos guitarristas Srs. José de Sousa e José Geadas.
O autor autografou alguns dos seus livros, tendo recebido o abraço carinhoso e a respeitosa admiração daqueles, e muitos foram, que desejaram fazer-se acompanhar de “camposdeesperança” no regresso ás suas casas.
Um beberete, cheio de simplicidade, possibilitou o convívio entre todos.
O Centro de Cultura e Desporto da Matriz e o Poeta José Miranda, bem mereceram esta tarde única.