quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Quem Somos e o que fazemos

Quem Somos
Um grupo de amigos, nas suas horas de lazer começaram a participar em torneios de malha na época de 1995/1996, no Troféu de malha do Inatel de Portalegre.
E foi na sequência da nossa participação em diversos torneios de malha, que nasceu a ideia de criar uma Associação virada para os jogos tradicionais.
Essa nossa vontade transformou-se no dia 21 de Dezembro de 1998 numa realidade e nesse mesmo dia procedeu-se à escritura dos Estatutos da Associação, tendo nascido o Centro de Cultura e Desporto da Freguesia Matriz.
Depois de passarmos por diversas sedes provisórias, encontramos um espaço onde instalámos a nossa Sede Social, um edifício do Município de Borba (instalações do Ex. Grémio da Lavoura), que após celebração de protocolo com o Município, viemos a ocupar este espaço que foi inaugurado no dia 16 de Fevereiro de 2003.
Somos associados da Fundação Inatel e da Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Desporto e Recreio.
Somos uma Associação que tem cerca de 250 associados.

O que Fazemos
A partir da época de 1996/97 passámos a disputar os torneios de malha da Delegação de Portalegre do Inatel. Mais tarde a partir da época de 2004/2005, passámos a participar também nos torneios de malha do Inatel da Delegação de Évora.Participamos em muitos torneios organizados pela Associação dos Jogos Tradicionais de Portalegre e em muitos torneios particulares em todo o Alentejo. Começámos no ano de 2003 a organizar concursos de poesia popular de âmbito nacional, o que temos vindo a manter até à presente data, os quais incluímos na Festa da Vinha e do Vinho.Participamos a nível do concelho na organização de torneios de malha em eventos organizados pelo Município e pelas Juntas de Freguesia (Festa da Vinha e do Vinho, Feira do Queijo, Feira das Ervas Alimentares, entre outros eventos). Representamos o Município de Borba no Troféu da Zona dos Mármores, em diversas modalidades.Participamos em colaboração com as escolas Primarias e Secundária na divulgação dos jogos tradicionais, (com demonstração aos alunos do jogo do burro, derrube de latas, tracção à corda e jogo da malha). Divulgamos e preservamos os jogos tradicionais e a poesia popular alentejana.

Sem comentários: